sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O problema desta sexta-feira 13 é o dia 14...

O número 13 como número do azar está relacionado com tradição cristã, já que na mitologia grega o número 13 era considerado o número da sorte, pois correspondia ao deus Zeus, o último no desfile dos deuses do Olimpo.

Com a tradição cristã porquê?

1 - Eram 13 pessoas sentadas à mesa na última ceia. Doze apóstolos e o décimo terceiro - Cristo, que como todos sabemos foi crucificado.
2- Dizem alguns entendidos na matéria, que Cristo terá sido crucificado numa sexta-feira 13.
3 - A razão mais famosa de todas é quela que aponta para o facto de ter sido numa sexta-feira 13 do ano de 1307 (que contém o número 13) o dia em que o rei francês Filipe IV decretou a extinção da Ordem dos Templários e mandou executar e torturar os membros da ordem, bem como os seus responsáveis máximos.

Sexta-feira 13 o dia das bruxas porquê?

Mais uma vez a tradição cristã é responsável. A deusa alemã e nórdica do amor Friga (daí vem o nome do dia da semana Fridadag, Freitag, Friday) foi transformada em bruxa quando as tribos destas origens foram convertidas ao cristianismo. Por vingança, e porque amor e ódio são emoções muito próximas, reunia todas as sextas-feiras com mais 11 bruxas e o diabo, para rogar pragas aos humanos. E ganhou, pois nos nossos calendárioas actuais, a identificar a sexta-feira, aparece apenas sex, e se brincarmos com as linguas podemos facilmente obter sexday! lolololol

Quanto a mim acertaram muitas vezes no cupido, e ultimamente têm andado mais eficazes.
Na última sexta-feira treze diverti-me a valer, na festa das Bruxas de Montalegre. Ouvi e repeti o esconjuro e fiquei muito purificada com a ingestão de várias queimadas, e note-se que o número do quarto onde fiquei a dormir era o treze. Mas se devia ter ficado libertada das pragas da Friga, acho que não funcionou, se calhar foram demasiadas queimadas.

Por falar na deusa do amor Friga, vamos ao Cupido. O Cupido o deus do amor, apaixonou-se por Psique deusa da Alma. Tiveram uma confusão muito mortal, aquela velha história das sogras que não gostam das noras... and so on, and so on..., falhou na pontaria (novidades?!?!) e atingiu-se a ele próprio contrariando as orientações da matriarca, ficando perdidamente apaixonado pela Psique, tendo ele próprio sofrido por amor. Na mitologia grega Cupido era um jovem loiro e de caracóis. Não percebo o fenómeno que tem vindo a sofrer, mas está cada vez mais com aspecto de puto reguila que anda para aí a disparar (com pouca pontaria) a mortais distraídos, e que se diverte forte e feio com o assunto. Cupido onde anda a Psique?

Onde entra o São valentim nisto tudo?

Mais uma vez a tradição cristã. Era uma bispo teimoso, que contrariou o imperador Romano Claudio II, que tinha proibido os casamentos, pois precisava de jovens disponíveis para se alistarem no seu exército. São Valentim foi preso e apaixonou-se pela filha cega do seu carcereiro que, como era de prever, milagrosamente começou a ver (terá sido do sexo?). São Valentim recebia mensagens de jovens a dizer que continuavam a acreditar no amor. Foi decapitado no dia 14 de Fevereiro de 270. Podemos, mesmo, dizer que perdeu a cabeça por amor! O amor vence até mesmo a fé!! Ah!!! Nesta altura os padres ainda podiam casar, o celibato foi só depois do Pápa Gregório.

Tanta mitologia e angeologia misturada. São tradições pagãs e tradições cristãs misturadas a enaltecer afectos e perdas. Mas sem duvida com muita morte à mistura, cheia de emoções que espelham bem a natureza humana, e a rapidez com que passamos de emoções positivas a emoções negativas.

Bruxas, deuses, deusas e bispos à parte o que é certo é que tudo isto passou de histórias e lendas, para dias altamente rentáveis. Casal que se preze vai jantar fora nos dia dos namorados, oferecem-se presentes, enaltece-se o nobre sentimento do amor.

Os restantes membros da sociedade que pelas mais variadas razões se contram à deriva, à espera da seta do cupido, do principe ou princesa encantada (que agora já não vem a cavalo), são bombardeados, pelo menos durante o mês de Fevereiro, com a informação que se encontram sozinhos. Não têm propriamente uma cara metade a quem fazer seja lá o que for que lhes apeteça. É só corações, coraçõeszinnhos, côr-de-rosa, peluches, flores e sei lá mais o quê que a publicidade se lembra. Ninguém merece!!!

O consolo de quem está sozinho, são os jantares com os amigos na mesma situação, e que normalmente são bem mais divertidos do que os dos casais. Já repararam na quantidade de casais que vão jantar nesse dia e nem tão pouco conversam? E há também aqueles casais em que pelo menos um dos membros, se não ambos, preferia estra noutro sítio ou com outra pessoa.

Como dizia no post anterior as relações têm de facto que ser cultivadas, mas precisavam de ser todas no mesmo dia? Bem, se nos outros dias se esquecem, pelo menos que neste façam alguma coisa de jeito. Esqueçam os corações, o côr-de-rosa e os peluches é piroso.
Conselho: pensem nalguma coisa diferente e divertida, de preferência perigosa (calculadamente perigosa), pois está provado que a sensação de perigo aproxima os amantes.

Sugestão para quem não tem namorado(a), ou alguém a quem possa chamar seu. Escolham uma pessoa que de facto gostem e façam uma surpresa, um agrado, um gesto simpático. Há várias formas e tipos de amor e de amar, mas todas elas precisam de ser alimentadas. É bom plantar afectos, mesmo que quem nos rodeia esteja distraído, ou não esteja habituado.

Lots of love by Friga

Greatings

NSAS

Em tom de curiosidade: hoje perguntaram-me pelo menos três vezes (pessoas diferentes é óbvio) pelo meu namorado. Se o virem pf avisem-me. Acham que é da época??? Mas ninguém me perguntou pela bruxa?!?!

2 comentários:

no way jose disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
no way jose disse...

Anda tudo mistico ou isoterico, ou é impressao minha? Mas quê? Aderiu tudo à cientologia? Já agora vamos todos pá Oprah dar pinos... Lol, sério :P
Mas acho que não vou seguir a tua sugestão, não por não ser uma boa sugestão, mas porque nesta altura não é uma boa Sugestão. Para mim.
Fantástico post, tás em grande :)