segunda-feira, 21 de julho de 2008

CNO

CNO não é uma marca de produtos alimentares, embora soe como tal.

Significa: Centro Novas Oportunidades (CNO). É o nome dado aos antigos centros de Reconhecimento Validação e Cerificação de Competências, e que fazem basicamente as mesmas coisas que faziam anteriormente. São CNO porque se pretende que encaminhem adultos para diferentes ofertas formativas da Iniciativa Novas Oportunidades, e que caso sejam candidatos a processo RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências), possam, através das experiências profissionais e de vida, obter uma equivalência escolar.



O porquê deste post?



Trabalho num CNO. Este motivo justificaria por si só que sescrevesse sobre o assunto, mas não é o motivo fundamental.

É cansativo e algumas vezes desmerecedor ver a quantidade de opiniões, e outras confusões, que se escrevem sobre este assunto. Por isso leiam atentamente.

O processo RVCC não é um processo escolar, e não tem nenhum tipo de pretensão de conferir conhecimentos de tipo escolar a adultos, para isso existem os Cursos EFA e várias ofertas formativas. FORMATIVAS!!!! Aí sim, pretende-se fornecer conhecimentos de índole académica.

No processo RVCC reconhecem-se competências adquiridas ao longo da vida. Competências são saberes em acção, é tudo aquilo que somos de facto capazes de fazer, adquiridas ao longo de aprendizagens pela experiência.

Os senhores 'doutores', que tanto produzem sobre o assunto em jornais, não são, seguramente, capazes de fazer aquilo que aprenderam no decurso da sua longa trajectória académica. Acho aliás muito injusto, que quem teve, na sua grande maioria, vidas fáceis e confortáveis se indigne com a possibilidade de reconhecer as aquisições feitas em contexto de trabalho e noutros contextos de vida a alguém a quem foi negada a possibilidade de continuar os seus estudos.

É característica de uma certa faixa etária o abandono escolar por questões financeiras e familiares, que nada tiveram a ver com incapacidades cognitivas ou desmotivaçõe. Será que a vida não foi já demasiado penalizadora para essas pessoas???? Egoísta no minimo, que é para não dizer elitista!?!

Os CNO e os técnicos destes centros estão a operar a maior mudança neste país. Mudança que nada tem a ver com filosofias politicas, escolares, formativas ou de qualquer índole teórica. Os técnicos estão a promover mudanças mais profundas, tocam na alma, nas vontades e nas visões que os adultos têm deles próprios e sobre eles próprios. Reforçam a auto-estima, a noção sobre o que são capazes. Os adultos ganham um espaço para eles próprios e, muitas vezes pela primeira vez, conversam, falam deles e do que sentiram. É aqui que se cria a verdadeira transformação: estimula-se a reflexividade e o espirito critico, a quem foi treinado a obedecer a vida inteira.

É gratificante ver e participar nas transformações que se operam.



Nota: é lamentavel que pelas novas regras e metas impostas aos CNO se corra o risco de perder a relação técnico/adulto, não haja o tempo suficiente para acompanhar os adultos e acordo com a particularidade de cada um, e se ponha em causa a qualidade deste processo.



Até ao proximo post....



Greatings



NSAM

2 comentários:

Gomes disse...

A inspiração advem de muita experiência...sentida. Parabéns SU

Scoop disse...

Foi no CNO que te conheci, com quem partilhei a experiencia de o construir e vê-lo crescer...CNO...O NOSSO... Muda as pessoas...Mudou-me muito, e tu, amiga, foste quem mais detectou essa mudança...