segunda-feira, 18 de maio de 2009

Estes neurotransmissores...... bolas!!!

Andei a fazer umas pesquisas ligeiras sobre os estados depressivos ligados a mal de amores e descobri que a culpa é dos neurotransmissores.

Estão a ver os neurónios, aquelas coisas que nos permitem executar imensas funções: pensar, caminhar, fazer coisas, ficar felizes ou sentirmo-nos absolutamente miseráveis. Para que eles funcionem é necessário que se realizem as sinapses, isto é as ligações entre os neurónios, que por sua vez para acontecerem precisam da libertação de substâncias quimicas chamadas de neurotransmissores.

Os neurotransmissores permitem que se ultrapasse a Fenda Sináptica, o que, mais ou menos,faz com que os neurónios funcionem. Aqui está uma das explicações para a estupidez: fendas gigantes, inultrapassáveis pelos neurotransmissores.

Fui procurar os neurotransmissores associados ao amor e à sua manifestação e descobri os seguintes:

- Acetilcolina: responsável, entre outras coisas, pelo tônus muscular, aprendizagem e pelas emoções, a performance sexual controlando o fluxo sanguíneo e ritmo cardiaco durante o acto sexual;

- Endorfina: actua como calmante natural, alivia a sensação de dor. Quando associada com a dopamina pode substituir a sensação de dor pela sensação de prazer. É responsável pelo sentimento de eurofia e êxtase.

- Dopamina: é capaz de acalmar a dor, quando associada com a endorfina e aumentar o prazer.

- Serotonina: responsável na excitação dos órgãos e contrição dos vasos sanguíneos. Eficaz na luta contra a depressão.

Ora bem. O acto sexual é responsável pela libertação da endorfina (correr também, mas quem quiser que corra), que, como já disse, afecta os mecanismos cerebrais que controlam o humor, as sensações de prazer, o optimismo, o ânimo, a ansiedade, a insónia e o envelhecimento. Só vantagens.
A endorfina é por isso chamada do neurotransmissor da felicidade. Pode ser também encontrada no chocolate, e é por isso que quando sofremos de mal de amores nos apetece chocolate.

É um facto que o nosso sistema imunitário está ligado ao nosso sistema emocional, por isso se estamos deprimidos é muito provável que fiquemos também doentes.

Por isso sugiro para evitar gripes, constipações e outras complicações: pratiquem sexo, façam exercício, comam chocolate e apaixonem-se. Podem também procurar na net os alimentos ricos nestas substâncias, ou então quais os suplementos alimentares a tomar e fazem um coktail, uma saladita, ou qualquer coisa assim do género.

Se isto não funcionar resta sempre o velho amigo alcool, afogar as mágoas, micróbios e outras bactérias.
Animem-se é fácil!!! Carradas, paletes, resmas de chocolate preto de preferência!!!

Greatings
NSAS

1 comentário:

no way jose disse...

Lol, está demais! A endorfina é a maior, não há nada como obter uma produção regular deste elemento tão incrivel. A forma como se obtém... bem, tu descreveste algumas das situações k a podem gerar. Cada um a produz da forma k entende.. ou pode, lol! Mas é bem mais aconselhável pelo desporto, paixão ou sexo, k pelo rico chocolatinho, isso é certo!
Mas realmente achei piada às fendas gigantes, k explicam a estupidez. É caso pa dizer "Pessoal, deixem passar os neurotransmissores!"
Bjoka ;)